Doenças de PeleAcantose
Acantose
O que é?
Doença de pele caracterizada por manchas escuras resultantes de uma hiperceratose (aumento da camada mais superficial da pele) e hiperpigmentação (lesões de cor cinza e engrossadas que dão aspecto verrucoso), podendo afetar pessoas saudáveis ou estar associada a outras doenças como diabetes, obesidade, doenças ovarianas, distúrbios metabólicos, doenças da tireoide e câncer do aparelho digestivo. Existem quatro tipos de acantose: -Síndrome de Miescher – hereditária e benigna; -Síndrome de Gougerot Carteaud – benigna e possivelmente hereditária, acomete mulheres jovens; -Pseudoacantose – benigna e associada à obesidade e alterações endócrinas; -Acantose Maligna – frequentemente associada a cânceres do tubo digestivo e fígado.
Sintomas
Costuma iniciar com um leve escurecimento da pele que vai se tornando espessa e mais escura ,com aspecto verrucoso e aveludado;muitas vezes acompanhadas de prurido. Evolui lenta e gradualmente durante anos. As dobras e pregas são os locais mais afetados, ocorrendo, geralmente, nas axilas, pescoço e virilha, podendo ainda afetar pés, mãos e lábios. Quando a causa é tratada, a doença costuma regredir.
Tratamento
O principal objetivo do tratamento é encontrar e corrigir o que está provocando as lesões: obesidade, alterações endócrinas e uso de medicamentos etc. Se isso for feito, as lesões tendem a desaparecer gradativamente. Quando há suspeita de acantose maligna, uma investigação deve ser feita para a detecção do câncer subjacente, possível mente do aparelho digestivo. Quando não se encontra a causa, pode se prescrever despigmentantes e cremes ceratolíticos, como ácido retinóico, ácido salicílico e ureia para melhorar o aspecto da pele. Em alguns casos a dermoabrasão e o laser podem ser utilizados. Há casos que se beneficiam com retinóides orais (tretinoína e isotretinoína) e metformina.
Prevenção
Acantoses hereditárias não têm como prevenir, mas as causadas por doenças metabólicas e por aumento de peso corporal se beneficiam com os cuidados de saúde geral, como alimentação saudável e atividades físicas.
Fonte: SBD – www.sbd.org.br
Confira outras doenças:
-
Acrocórdon
-
Acne
-
Abscesso
-
Albinismo
-
Bromidrose
-
Brotoeja
-
Catapora
-
Câncer de pele
-
Ceratose
-
Celulite
-
Cisto
-
Condiloma
-
Dermatite Atópica
-
Disidrose
-
Dermatofitose
-
Dermatofibrona
-
Dermatite Seborreica
-
Dermatite Perioral
-
Dermatite de Contato
-
Dermatite Herpetiforme
-
Ectima
-
Estrias
-
Escabiose (ou Sarna)
-
Esclerodermia
-
Erisipela
-
Envelhecimento
-
Eczema
-
Esporotricose
-
Furúnculo
-
Foliculite
-
Fibroqueratoma Digital adquirido
-
Fitofotodermatite
-
Farmacodermia
-
Fotossensibilidade
-
Granuloma Anular
-
Grânuloma Piogêncio
-
Hanseníase
-
Hirutismo
-
Hipomelanose
-
Hiperidrose
-
Hidrocistoma
-
Hidradenite Supurativa
-
Herpes Zóster
-
Herpes
-
Hemangioma
-
Impetigo
-
Ictiose
-
Lipoma
-
Larva Migrans
-
Leucodermia Gutata – (sarda branca)
-
Linfoma Cutâneo
-
Lupús
-
Micose
-
Melasma
-
Miíase
-
Molusco
-
Nevos Displásicos
-
Neurofibromatose
-
Paroníquia
-
Pitiríase Versicolor – (Pano Branco)
-
Pênfigo
-
Pitiríase Rósea
-
Psoríase
-
Queloide
-
Queratose Actínica
-
Rosácea
-
Tungíase
-
Tinea (Impinge)
-
Urticária
-
Verrugas
-
Vitiligo
-
Xeroderma Pigmentos
-
Xantelasma