Olá,

Melasma ou “mancha gravídica” ou Cloasma, é uma queixa muito frequente no consultório. É um tipo de mancha escura que ocorre tipicamente em áreas expostas ao sol, principalmente na face. É mais comum em mulheres e rara antes da puberdade, ocorrendo principalmente na fase reprodutiva. Acomete as gestantes em cerca de 25% dos casos.

Melasma Site da dra Paula Becker dermatologista gávea leblon rio de janeiro rj queda de cabelos alopécia

Alguns fatores que contribuem para o seu desenvolvimento são pele morena, radiação ultra violeta, hormônios (p.ex. gestação, anticoncepcionais orais), predisposição genética e algumas medicações. O seu diagnóstico costuma ser clínico, realizado em consulta dermatológica. Em alguns casos são necessários exames complementares.
Melasma - Site da dra Paula Becker dermatologista gávea leblon rio de janeiro rj queda de cabelos alopécia

O primeiro passo no tratamento do melasma é o uso correto do filtro solar. Outros tratamentos incluem agentes clareadores, peelings químicos e laser. Geralmente usamos mais de um método de tratamento para estes pacientes. A associação costuma ter resultados melhores. Algumas vezes o tratamento pode ser demorado, valendo a pena perguntar ao seu médico em quanto tempo está prevista sua melhora.

A escolha do seu filtro solar é um momento muito importante do tratamento. Deve ser de amplo espectro bloqueando UVA e UVB. O ideal é a associação de filtro físico (reflete a luz), com filtro químico (absorve a luz) e cor (base ou filtro solar que já vem com cor).

Melasma é uma doença crônica e sua recorrência é comum, especialmente após à exposição ao sol sem proteção solar.

É importante lembrar que existem outras causas de manchas na pele, devendo sempre consultar seu dermatologista para esclarecimentos.

Bjs

Dra Paula Becker

Dermatologista

CRMRJ 5288788-9 RQE 20710

 

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *